fbpx

Certificado digital E-CNPJ: O que é e para que serve?

Está cada vez mais se tornando tradicional a digitalização de documentos, com a assinatura digital vindo para substituir toda aquela papelada. Nisso, se destaca o certificado digital E-CNPJ, que substitui o CNPJ tradicional.

E o que é o E-CNPJ? Se trata de um forma de identificar digitalmente as empresas no meio eletrônico. Isso facilita a assinatura de documentos e garante menor burocracia, tornando mais simples o envio de obrigações ao estado de São Paulo.

Interessado em garantir o certificado digital? Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre o certificado digital do CNPJ!

O que é o E-CNPJ?

“Por meio de um simples arquivo criptografado, é possível garantir a autenticidade das operações online, essencial para emitir nota fiscal eletrônica em São Paulo.”

O certificado digital é a identidade digital de uma empresa (como CNPJ) ou pessoa física (CPF), que permite a assinatura de documentos com validade jurídica. Consequentemente, permite transações online com segurança.

Com isso, se elimina a necessidade de assinatura em papel ou reconhecimento de firma em cartório. Para obter um certificado digital para empresa, você deve se direcionar para Autoridades Certificadoras credenciadas pela ICP-Brasil:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Serasa Experian;
  • Receita Federal;
  • Certsign
  • Outras empresas do setor

O certificado digital CNPJ pode ser adquirido no formato de arquivo para ser instalado no computador, em dispositivo cartão/token ou como arquivo na nuvem. Nisso, é comum encontrar o certificado digital A1 e A3, que serão abordados mais a frente.

Para que serve o certificado digital?

Primeiramente, permite a emissão de nota fiscal eletrônica, pois é obrigatório o certificado digital para sua emissão. No entanto, não fica apenas nisso, também permitindo:

  • Acesso ao site da receita federal;
  • Pagamento de tributos;
  • Transações bancárias no meio eletrônico;
  • Comunicação direta com órgãos do Estado de São Paulo;
  • Envio de dados previdenciários e trabalhistas;
  • Procurações;
  • Acesso aos sistemas da fazenda estadual de SP como e-Credac e e-CredRural

Como funciona o certificado digital E-CNPJ?

“De forma a manter a segurança da informação, o certificado digital conta com o que há de mais avançado em criptografia.”

Para garantir a segurança da informação, o certificado digital da empresa conta com uma chave criptográfica pública ou privada. Ela possui um nome e número exclusivo que garante as informações da empresa protegidas.

Essa chave nada mais é que um aglomerado de bits condicionados a um algoritmo que cifra e decifra. Toda vez que o certificado é acionado, os dados são enviados pelo emissor com uma chave pública, enquanto o receptor decifra por uma chave privada.

Esse sistema de criptografia assimétrica é o que permite segurança das informações, junto do hash (que comprova que o documento não foi alterado). Claro que para haver real segurança, o usuário precisa criar senhas fortes junto à autoridade certificadora.

Junto da Unidade Certificadora, você pode ter um E-CNPJ em dois formatos.

 

O certificado E-CNPJ serve para o produtor rural do Estado de São Paulo?

Sim, o certificado digital serve e é o correto para ser utilizado pelo produtor rural no que diz respeito a emissão de notas fiscais eletrônicas. Necessário também para acessar o e-credrural (sistema controlador do crédito de ICMS). Importante salientar que nem em  todos os Estados do Brasil o produtor rural possui CNPJ.

 

Certificado digital A1

 

Certificado digital A1 é um documento com validade de 1 ano emitido e armazenado no computador da empresa. Geralmente, conta com extensão .PFX ou .P12, sendo um certificado simples e intuitivo, solicitando senha apenas no ato de instalação.

Esse certificado pode ser acessado por computadores, notebooks, tablets e smartphones.

Certificado digital A3

 

Esse E-CNPJ se diferencia do A1 por não poder ser acessado por diversas plataformas simultaneamente, requerendo sempre uma nova configuração ao trocar de dispositivo.

Além disso, é necessário digitar a senha todos os dias, não apenas no ato de instalação. Por fim, é mais caro e mais suscetível a furtos e extravios – se perder o cartão A3, precisará comprá-lo, configurá-lo e instalá-lo novamente.

Obs: só pode ser usado em computador e notebooks, pois possui apenas entrada USB!

Quais são os benefícios do certificado digital do CNPJ?

 

  • Permite a assinatura de documentos digitalmente;
  • Ao eliminar os processos analógicos, aumenta a produtividade e reduz custos;
  • Permite maior segurança nas transações;
  • Facilita o acesso aos serviços públicos;
  • Moderniza os serviços da empresa!

Conclusão

Para um agronegócio ter sucesso no estado de São Paulo, ele precisa se modernizar – e o ato de modernizar passa pelo certificado digital. Sem ele, processos analógicos continuaram consumindo seu tempo e produtividade.

Ao garantir o certificado digital E-CNPJ, você permite um trabalho mais ágil e com maior segurança em transações. Melhor, você elimina grande parte da burocracia com o estado!

Dúvidas com seu certificado digital? Ainda não emite nota fiscal eletrônica? A Lastro pode te ajudar, nos chame no whatsapp que te ajudamos.

 

LSI: E-CNPJ, certificado digital CNPJ, certificado digital a1.

Comentários