fbpx

Empresa familiar: dificuldades de gestão

Muitas dificuldades de gestão se apresentam quando o assunto é empresa familiar, especialmente quando esse tipo de empresa atua no agronegócio.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos quais são os principais entraves e desafios enfrentados por negócio familiares no segmento agro. Não deixe de conferir!

Desafios de gestão em uma empresa familiar agrícola #1: falta de planejamento do processo sucessório

Independentemente do segmento de atuação ou do porte, toda empresa familiar necessita de um bom planejamento para realizar o processo sucessório. E, claro, as empresas do setor agro não fogem à regra.

De fato, é preciso pensar os custos jurídicos desse processo e alinhar todo a empresa para se adaptar às mudanças advindas dele.

“Não se pode esquecer que os herdeiros precisam se preparar para assumir o encargo, adquirindo as habilidades e competências exigidas na administração do negócio.”

Ademais, é preciso evitar os litígios entre herdeiros, haja vista que isso pode gerar muitos prejuízos para um negócio familiar. Geralmente, essas disputas ocorrem nos casos em que a partilha dos bens não é realizada juridicamente.

 

Desafios de gestão em uma empresa familiar agrícola #2: conflitos entre gerações

Uma das maiores dificuldades na passagem do “bastão” é o conflito que pode haver entre sucedidos e sucessores.

Em casos mais graves, esses conflitos podem, inclusive, levar ao rompimento de relações entre familiares.

São vários os motivos que podem levar ao conflito geracional no interior de uma empresa agro.

Em deles é a diversidade de interesses que pode haver entre uma geração e outra, o que pode levar a discussões sobre rumos que um negócio deve tomar.

Outro fator que costumam se apresentar nesses conflitos é a falta de confiança dos sucedidos nos sucessores. Muitas vezes, os gestores resistem muito na delegação do processo decisório a outros parentes, especialmente quando são mais jovens.

 

Desafios de gestão em uma empresa familiar agrícola #3: resistência a inovação

Obviamente nem todas as empresas agrícolas familiares tem esse tipo de problema.

Porém, há empresas que insistem na utilização de métodos que foram passados de geração para geração, impedindo o desenvolvimento do negócio.

Essa resistência à inovação pode fazer com que empresas agrícolas sucumbam à concorrência.

Isso porque as novas tecnologias, especialmente as soluções automatizadas, já se tornaram um imperativo no campo.

Elas ajudam no planejamento e no controle das lavouras e auxiliam na otimização do uso dos recursos, sendo um importante diferencial competitivo para as empresas agrícolas.

 

Desafios de gestão em uma empresa familiar agrícola #4: mudanças imprevistas no clima

A maior preocupação com o meio ambiente não tem nada de infundada. De fato, os desequilíbrios ambientais têm um efeito decisivo sobre a produção de alimentos.

Um dos indicativos mais claros desses desequilíbrios são as mudanças imprevistas no clima, que podem levar a secas, enchentes, pragas e outros fenômenos prejudiciais às lavouras.

Evidentemente, esses eventos podem pôr em xeque a produção das empresas agrícolas.

Nesse contexto, o uso de tecnologia no campo, que auxiliem na antecipação de fenômenos que venham a prejudicar as plantações, e o uso de técnicas que potencializem os resultados torna-se imprescindível.

 

Empresas familiares: um desafio à gestão

Como você mesmo pôde perceber, a gestão desse tipo de empresa enfrenta empecilhos específicos, especialmente no setor agrícola. Um desses empecilhos é o conflito de gerações e pensamentos divergentes entre os familiares.

Principalmente no que diz respeito ao rumo do negócio.

Uma empresa familiar desse segmento também deve estar preparada para os desafios do processo de sucessão, de maneira a evitar descontinuidades geradoras de ônus.

 

E você, conhece outros desafios que precisam ser enfrentados por empresas familiares agrícolas? Comente!

 

 

 

Comentários