fbpx

Expectativas do setor de hortifruti em 2020

O setor de hortifruti é um dos mais importantes do agronegócio brasileiro. Por isso, todos os anos, há uma grande expectativa em torno dessa área. Para 2020, estima-se que haja melhoras no consumo desse tipo de produto.

Esse otimismo se funda em algumas melhorias na política econômica, que poderão propiciar uma melhoria no consumo e menos custos na produção. Ademais, é possível que a área de plantio aumente.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos o que os produtores do setor de hortaliças e frutas podem esperar para 2020. Para saber mais, basta acompanhar a leitura!

Fatores que podem favorecer o setor hortifruti em 2020

 

A seguir, indicamos algumas das estimativas feitas em torno do contexto da produção nacional que podem ajudar no melhor desempenho do setor este ano.

Melhoria na política econômica

As expectativas do Conselho Nacional de Agricultura é que algumas das reformas econômicas prometidas pelo Governo Federal passem a vigorar este ano.

Essas reformas poderão dar novo fôlego à economia, aumentando o poder de consumo das famílias.

Uma dessas medidas foi a liberação de recursos do FGTS, que já teve um impacto nos resultados do comércio no fim do ano de 2019.

Outra iniciativa do governo que pode trazer bons resultados para os produtores é o Plano Mais Brasil, que pretende melhorar a situação dos estados da federação.

Mudanças no cenário produtivo

No que diz respeito ao contexto da produção de frutas e hortaliças no Brasil, a expectativa é que haja um aumento na produção, o que pode fazer com que o preço desses produtos caia.

Essa queda dos preço, em conjunto com o esperado aumento do poder de compra dos consumidores, pode fazer com que as vendas do setor aumentem.

Alta do dólar e acordos comerciais

Embora o aumento da cotação da moeda americana possa encarecer os custos da produção, ela também pode facilitar as exportações de hortifrutis.

Além disso, os acordos comerciais entre a União Europeia e o Mercosul tendem a dar maior competitividade aos produtos nacionais na Europa.

As expectativas em torno do mamão e do tomate

 

Entre os produtos que podem ser fundamentais para a recuperação do setor em 2020 estão o mamão e o tomate.

No que diz respeito ao primeiro, a tendência é que a produção consiga render aos mamocultores bons resultados durante todo o ano.

A variedade que promete ser a mais rentável é do mamão formosa. Os estados que mais podem investir nessa cultura são a Bahia, o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte.

O aumento dos custos de produção da fruta e a maior oferta não devem atrapalhar essa produção, haja vista os investimentos em tecnologia e o fato de os estados que mais produzem serem também grandes exportadores.

Além disso, embora os preços dessa fruta no mercado interno possam diminuir, a melhora no consumo pode compensar essa redução.

Quanto à produção de tomate, a expectativa é que a área de produção se mantenha estável em relação a 2019, havendo a possibilidade de uma pequena redução.

Por isso, os preços altos desse produto podem continuar sendo uma realidade em 2020, tal como foram em 2019.

No que diz respeito a um possível crescimento, este pode ocorrer apenas durante a primeira parte do inverno. A estimativa é que ele não ultrapasse 0,3%.

Apesar desse pequeno crescimento, o fato é que os produtores não se encontram em condições de investir na produção, o que impede uma retomada do setor.

Hortifruti: otimismo para 2020

 

À vista do que foi dito, podemos concluir que as expectativas para o setor são boas, haja vista o aumento das exportações e o aumento do poder consumo do brasileiro.

Ademais, o setor de hortifruti deve ser beneficiado pelas medidas tomadas pelo Governo Federal para dar um novo impulso à economia.

 

O que você espera da produção de frutas e hortaliças no Brasil em 2020? Comente!

 

Comentários