fbpx

Perspectiva da proteína em 2021

O setor de proteínas animais é um dos que enfrenta incertezas em 2021: flutuações na taxa de câmbio, fragilidade na recuperação econômica e surtos de COVID-19. Com isso, qual é a perspectiva da carne bovina, carne de frango e carne suína em 2021?

Afinal, além da produção de carne bovina, carne de frango e carne suína, há também a  perspectiva no custo da produção de grãos . Com isso, o cenário é positivo ou negativo para quem é produtor?

Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre o cenário de produção de frango, de suínos e sobre o mercado de carne bovina!

Perspectiva de crescimento em meio a incertezas: o que esperar do mercado de proteínas?

“O comércio global de proteínas passa por um cenário que varia entre oportunidades e riscos.”

Segundo a Rabobank, a perspectiva das proteínas em 2021 é o de crescimento da produção na maioria das regiões. A maior mudança esperada é na Ásia, já que agora ocorre a diminuição dos impactos da peste suína africana.

A expectativa é que justamente a produção de suínos lidere esse crescimento através de uma recuperação gradual (afinal, a peste continua). Em sequência, vem a avicultura e  a aquicultura, seguidas pela produção de carne bovina no mundo.

Se espera uma baixa apenas no mercado de frutos do mar da pesca selvagem.

O impacto da COVID-19 na produção de proteínas

 

Assim como vários mercados, a produção de proteína animal foi interrompida pela COVID-19 em 2020. Ocorreu uma série de restrições nas fábricas de processamento, no comércio global e na distribuição.

O foco de 2021 é a recuperação, que será no foodservice, na disponibilidade e custos com mão de obra e na cadeia de suprimentos.

Perspectivas regionais na produção de proteínas

 

  • A produção de carne bovina no mundo terá destaque nos Estados Unidos. Contudo, a produção de todas as espécies depende da força dos fluxos de exportação, de forma a equilibrar a demanda doméstica;
  • Na Europa, a expectativa é de retorno do crescimento da avicultura, enquanto a produção de suínos e mercado da carne bovina está em baixa;
  • Na China, a recuperação inicial envolve bastante a produção de carne suína, enquanto se espera outro ano forte para a avicultura. Ao mesmo tempo, o mercado de carne bovina deve crescer apenas marginalmente;
  • No Sudeste da Ásia, é esperada uma recuperação da produção avícola após um ano difícil. No Vietnã, a produção de suínos se recuperará;
  • Na Austrália, a expectativa é que os estoques curtos de gado apoiarão o preço e limitarão a produção.

Carne bovina, carne de frango e carne suína: qual é a perspectiva das proteínas em 2021?

“A perspectiva para a produção de frango no Brasil em 2021 aponta para novo recorde.”

Agora você tem uma visão geral da produção de carne bovina no mundo, do mercado da carne de frango e da recuperação suína. É hora de observar os números e ver como se dará o crescimento das proteínas animais no Brasil!

Mercado da carne de frango: qual sua perspectiva?

Pela ABPA, a expectativa é que o mercado da carne de frango alcance uma produção de 14,5 milhões de toneladas em 2021. Já pela USDA (departamento de agricultura dos Estados Unidos), a estimativa é de 10,4 milhões de toneladas.

Também pela ABPA, se espera o alcance de 4,35 milhões de toneladas em exportações. No mercado de frango interno, a disponibilidade pode ser de 10,1 milhões de toneladas, com consumo per capita de até 47 kg.

E a produção de ovos?

Já nessa parte do setor, é esperada uma manutenção do ritmo de crescimento, com total de 56,2 bilhões de unidades.

Mercado de suínos: qual sua perspectiva?

 

A produção de suínos pode chegar a 4,4 milhões de toneladas em 2021, o que é até 3,5% superior à projeção do ano passado. Em exportações, é esperado 1,1 milhão de toneladas. No mercado interno, a oferta pode ser de 3,32 milhões de toneladas.

Mercado da carne bovina: qual sua perspectiva?

 

A USDA projeta um consumo doméstico de 2,7% no Brasil, seguindo uma possível recuperação na atividade econômica do país. Analistas preveem que os consumidores focaram nos cortes mais baratos.

Durante a pandemia, o mercado da carne bovina foi o mais afetado!

O que esperar das proteínas animais em 2021?

A expectativa é que o mercado de proteínas animais passe por uma recuperação ou crescimento durante e após a pandemia. Por exemplo, é esperado que a carne de frango e a carne suína do Brasil continuem alimentando bastante o mercado asiático.

Contudo, é importante ficar de olho: carne suína e carne de frango em alta, já a carne bovina teve dificuldades pandemia, porém agora com alta no preço da arroba no mês de março/2021. Observe as expectativas acerca dos 3!

 

LSI: produção de carne bovina no mundo, proteínas, mercado de carne de frango.

Palavras-chave secundárias: mercado do frango, mercado da carne bovina, produção de frango, produção de suínos, produção de grãos.

Comentários