fbpx

Consultoria Tributária: o que é e como pode ajudar produtores rurais?

Complexidade e a famosa burocracia são constantes no que tange os negócios rurais do país e, infelizmente, a carga tributária no Brasil é uma das maiores do mundo. Por isso, para quem se dedica ao campo e a outras atividades rurais, é fundamental contar com um bom planejamento e com especialistas em consultoria tributária .

O setor da agricultura é indispensável para a nossa economia e, de acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia), o agronegócio apresenta um forte ritmo de crescimento. Neste ano, poderá ser responsável pela participação no PIB total em torno de 30%. Isso mostra que os produtores rurais trabalham com dedicação para realizar uma boa colheita, valorizando essencialmente toda a produção.

Desta forma, analisar caminhos e novas estratégias são fundamentais para a solidez das empresas rurais no mercado. Se de um lado, estão os dados positivos de faturamento, com maior produção, do outro, os encargos financeiros e a diversidade de tributos, contribuições e taxas aplicadas.

Como já mencionamos, para lidar com tanta informação, os produtores rurais devem contar com especialistas no assunto e garantir um bom planejamento do seu negócio .

O que é planejamento tributário?

É a forma de o produtor rural otimizar a carga tributária aplicada , claro, contando com medidas expostas nas leis pertinentes ao setor. Com o planejamento tributário, o produtor passa a conhecer melhor todos os impostos, as datas de pagamento e a forma de regularizá-los.

Podemos destacar que um dos principais benefícios deste tipo de planejamento é uma empresa bem organizada e, por consequência mais lucrativa .

A importância dos consultores tributários para produtores rurais

Você conhece todos os tributos empregados às atividades rurais? Muitos trabalhadores do setor têm muitas dúvidas sobre o assunto, pois fazer a gestão do seu negócio, do plantio à colheita, demanda tempo e muita dedicação.

Para este tipo de negócio, é fundamental ter as informações corretas relacionadas aos números, por isso, a ajuda de um consultor tributário é de extrema importância.

O que fará este consultor? Ele irá analisar todas as operações da sua empresa, os dados financeiros, as operações e os tributos aplicados. Poderá sugerir melhorias para tornar o negócio mais rentável e, claro, deixar sua empresa em dia com o fisco , realizando o pagamento de todos os tributos. Também fará análises de legislações específicas para reduzir os custos tributários da sua empresa.

O que realmente é tributo obrigatório para as empresas rurais? O que o produtor rural precisa ter em mente? Como estar sempre de acordo com o fisco? Agora, você vai conhecer quais os principais tributos para os produtores rurais .

Impostos para os negócios rurais

Não é apenas a Declaração do Imposto de Renda que deve assombrar a vida de quem produz no campo. É preciso saber qual o melhor regime tributário e quais os impostos que incidem sobre o seu negócio.

Você sabia que a atividade rural, conforme a legislação brasileira, tem um tratamento específico? Veja a partir de agora alguns impostos devidos pelo produtor rural:

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física

A alíquota do IRPF pode variar entre 7,5% e 27,5%, de acordo com a receita bruta, por isto, é importante ter em dia o livro-caixa da sua empresa com dados sobre receitas, despesas e também os investimentos.

sistema L-Agro, é dedicado ao produtor rural e atende todas as exigências da Receita Federal. Lembre-se, caso os dados do seu livro-caixa não estejam em dia, poderá ser aplicada a alíquota de 20% sobre a receita bruta.

ITR — Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural

Esse imposto federal deve ser pago anualmente por pessoas físicas e jurídicas proprietárias, além das pessoas que possuem qualquer título de imóvel rural, inclui-se a posse por usucapião . A alíquota a ser cobrada toma como base a área total do imóvel.

O valor do ITR pode ser pago em até quatro parcelas, mas se o valor do imposto for menor que R$100, o pagamento é em cota única. Se o pagamento for realizado fora do prazo, incidirá multa .

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

É um imposto estadual referente às operações de circulação das mercadorias. Os produtores rurais, pessoa física ou jurídica, em alguns casos devem pagar o ICMS . As alíquotas variam de acordo com o estado, por isto, é fundamental conhecer a legislação específica sobre o tema.

Funrural

Estamos tratando, neste caso, de uma contribuição previdenciária obrigatória . Parecida com a cobrança do INSS, porém específica para os trabalhadores rurais, onde é feita a análise na folha de pagamento ou sobre a receita bruta da comercialização.

Neste artigo, você percebeu que o planejamento tributário é essencial para gerar resultados positivos para os produtores rurais . Por isso, é fundamental contar com uma consultoria tributária .

Lastro Consultoria em Agronegócios é especializada em soluções em consultoria tributária agrícola.

Em benefício do agricultor, viabilizamos de forma rápida e eficiente o ressarcimento e utilização de seus créditos. Venha conversar com a nossa equipe e conhecer nossos serviços.

 

Comentários