A Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória em todo o Brasil a partir de 02 de janeiro de 2025 e é fundamental que o produtor rural esteja preparado para essa transição. A medida impede a utilização dos talões manuais de nota após essa data.
A medida deveria ter entrado em vigor no mês de julho de 2024, mas, em função da tragédia provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o prazo foi adiado, uma vez que o estado era o responsável pelo desenvolvimento do Aplicativo Nota Fiscal Fácil e os problemas em função da chuva impediram a manutenção das atividades.
O Aplicativo Nota Fiscal Fácil foi adaptado para atender aos produtores rurais do Estado de São Paulo que possuem CNPJ, que é um diferencial dos produtores paulistas, e dispensa o uso de um certificado digital, permitindo que o produtor rural faça uso do app para emitir a nota fiscal por meio do celular.
O app Nota Fiscal Fácil atende bem o produtor rural, mas é muito importante que ele esteja atento ao armazenamento das notas fiscais, que precisam ser guardadas por pelo menos cinco anos. Além disso, o aplicativo permite que a nota seja emitida mesmo no momento em que a internet não estiver disponível neste caso, o produtor rural faz o lançamento das informações e tem até 7 dias para validar a nota.
Para os produtores que têm um volume maior de emissão de nota, a recomendação é para que contratem um sistema privado, capaz de salvar informações diversas, ter backup e armazenamento das informações.
Sendo assim, é importante que o produtor rural se dedique a uma busca nos próximos dias para que possa fazer a escolha de um sistema que melhor atenda as necessidades da sua operação. Lembrando que a Nota Fiscal eletrônica será obrigatória em todo o Brasil a partir de 02 de janeiro de 2025.